Como Fazer Picolé Skimo - Dicas de Fabricação #1 | LM Distribuidora

Como Fazer Picolé Skimo - Dicas de Fabricação #1

Publicado: 09/05/2017

Como Fazer Picolé Skimo

Você sabe como fazer o Picolé Skimo?

Veja o passo a passo de como preparar o chocolate, os picolés, dar o banho no chocolate, embalar e armazenar da forma correta.


Como Preparar e Manusear o Chocolate Skimo

Antes de tudo, o manuseio do chocolate é um dos pontos mais importantes para a fabricação do picolé skimo, pois o chocolate não pode entrar em contato com água ou umidade em excesso, se não o chocolate "empelota", e depois que pega umidade, o chocolate não da mais o ponto de congelamento quando esfria, tendo que trocar todo o chocolate para conseguir a textura ideal novamente.

Antes de dar o banho nos picolés, o chocolate deve ser aquecido aos poucos, de preferencia em banho maria, para não correr o risco de se queimar o chocolate. A temperatura ideal para aquecer o chocolate é de 40ºC.

Existem derretedeiras próprias para chocolate que fazem o banho maria e possuem termostato para controle da temperatura, facilitando muito o manuseio do chocolate (algumas já servem para banhar os picolés na própria derretedeira).

Caso não tenha derretedeira, ou não seja muito hábil com o banho maria, o chocolate também pode ser derretido usando um microondas, cuidando para aquecer de 30 em 30 segundo o chocolate, e mexendo a cada intervalo até se obter uma mistura homogênea com todo o chocolate derretido, sempre cuidando para não queimar.

Depois de derretido o chocolate deverá ser colocado em um recipiente onde caiba a paliteira toda, de forma que os picolés possam ser mergulhados inteiros no chocolate.

Após o uso, o chocolate deverá ser armazenado em recipiente bem fechado, pode ser usado o próprio balde para guardar, e este não deve ir para a geladeira, pois na geladeira o chocolate irá pegar umidade inevitavelmente, inviabilizando o uso posterior deste mesmo chocolate.


Como Preparar os Picolés

Os picolés deverão ser fabricados normalmente antes de se dar o banho de chocolate, não exigindo nenhuma preparação especial, podendo os picolés serem recheados ou não, dependendo do sabor desejado.

Antes do banho de chocolate, deverá retirar os picolés da forma, mantê-los na paliteira e levar ao freezer com temperatura -18ºC ou mais frio por aproximadamente 2 minutos para secar os picolés.

Caso dê o banho de chocolate logo após retirar da forma, os picolés ainda estarão úmidos, e essa umidade irá estragar o ponto do chocolate.

Após 2 minutos no freezer os picolés já estarão sequinhos, no ponto ideal para o banho de chocolate.


Como dar o banho de Chocolate Skimo

Agora que temos os picolés prontos e secos no freezer, e o chocolate derretido na temperatura certa, basta mergulhar a paliteira com todos os picolés no chocolate e retirar logo em seguida, formando uma camada fina e homogênea de chocolate sobre os picolés.

Como Fazer Picolé Skimo

Ao retirar os picolés do banho no chocolate deverá aguardar somente o tempo de o chocolate endurecer com o choque térmico que o picolé já estará pronto.

Como Fazer Picolé Skimo


Embalagem e Armazenamento

Após o chocolate endurecer o picolé já pode ser retirado da paliteira e embalado manualmente, no caso use Embalagem BOPP, ou ir para a embaladora caso use Bobinas BOPP. O único cuidado a se tomar nesta etapa é não demorar para o picolé não derreter.

Após embalados os picolés deverão ir para freezer ou câmara fria com temperatura de -18ºC ou mais frio por 24 horas até poderem ser comercializados.


Assine nossa newsletter logo abaixo deste post para receber nossas atualizações em primeira mão, e não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram.

Voltar