Tipos de Sorvete #1 | LM Distribuidora

Tipos de Sorvete #1

Publicado: 09/05/2017

Tipos de Sorvete #1

Bem vindo a série "Tipos de Sorvete"!

É com grande orgulho que estamos lançando esta série de artigos. É um imenso prazer para nós ter você aqui conosco. Nesta sessão você encontrará toda semana um novo artigo sobre os mais variados tipos de sorvete, os aspectos técnicos, dicas e curiosidades em geral.

Para começar esta série vamos falar um pouco sobre os principais tipos de massa que encontramos no mercado e os aspectos técnicos de cada uma.

Dentre as classificações dos sorvetes de massa podemos destacar 5 tipos principais:


            1. Sorbet

            O Sorbet é um sorvete a base de água, elaborado com polpas ou sucos de frutas e outros ingredientes básicos como liga e açúcar.

            Este é um tipo de sorvete com 0% de Gordura, e também é um sorvete Sem Lactose, por ser a base de água e ter apenas fruta em sua composição, ideal para quem possui dieta restritiva de algum destes ingredientes.

            Além dessas vantagens nutricionais, o sabor do sorbet é muito característico, pois temos a sensação de estar comendo a fruta em natura quando comemos este sorvete.


            2. Sherbert

            O Sherbert é um sorvete a base de leite com teor reduzido de gordura e proteínas, sendo a gordura em sua composição de origem láctea.

            O que difere o Sherbert do Sorbet é somente o leite em sua composição, com este ingrediente a mais, o sherbert se torna um sorvete mais cremoso do que o sorbet, mantendo o sabor original da fruta, e um baixo teor de gordura, entre 1 e 2%.


            3. Sorvete Tradicional

            O Sorvete Tradicional é com certeza o tipo de sorvete mais consumido por nós diariamente. Ele é um sorvete a base de leite e outros ingredientes com um teor de gordura ideal para um sorvete cremoso e equilibrado.

            Aqui diferentemente do Sorbet e do Sherbert, já usamos quase todos os tipos de ingredientes, como leite, açúcar, emulsificantes, liga, glicose, entre outros. Além destes são utilizados também preparados de frutas e outros recheios como chocolates e outros tipos de preparados mesclados na massa, com isso temos um sorvete com teor de gordura entre 6 e 10%.

            Como exemplo temos o tradicional sorvete de flocos com os pedacinhos de chocolate, ou aquele sorvete de morango com os pedaços da fruta.


            4. Sorvete Premium

            O Sorvete Premium é um sorvete a base de leite e outros ingredientes nos quais os teores de gordura são superiores a 10%, proporcionando um sorvete com mais cremosidade.

            Aqui também são utilizadas mesclas e outros ingredientes como no sorvete tradicional, mas o principal ingrediente que difere este tipo de sorvete é a gordura vegetal, que proporciona mais cremosidade e reduz os eventuais cristais de gelo que se formam no meio da massa, deixando um sorvete mais gostoso de se comer.


            5. Sorvete Superpremium

            O Sorvete Superpremium é um sorvete a base de leite e/ou compostos lácteos e outros ingredientes como a gordura vegetal e outros agentes de textura e cremosidade, além dos ingredientes tradicionais, resultando em um sorvete com teor de gordura superior a 16%, com cremosidade inigualável e sabor muito marcante, sem a formação de cristais de gelo.

            Este tipo de sorvete é comercializado com outros nomes como Gelato Italiano por exemplo, conhecidos por sua qualidade superior, e o uso sem restrições de mesclas, coberturas, preparados de frutas entre outros ingredientes.


            Espero que tenha gostado da leitura.

            Assine nossa newsletter logo abaixo deste post para receber nossas atualizações em primeira mão, e não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram

            Uma ótima semana e até semana que vem.

            Voltar